segunda-feira, 31 de agosto de 2009

TV Câmara


Bom dia....

Hoje, a Câmara deve votar o projeto de lei, proposto pela Mesa Diretora, que prevê a criação da TV Câmara.
O projeto está na pauta da sessão que começa às 16h. Pouco antes, às 14h, o presidente da Câmara, Paulo de Tarso Nunes Chiode (PV), dará entrevista coletiva sobre o assunto.

A expectativa é com relação ao custo para implantar a TV Câmara.

O projeto será apresentado em nome da Mesa Diretora e, após ser votado, será encaminhado para o parecer das Comissões Permanentes antes de retornar para os vereadores para segunda votação.
No entanto, caso o presidente da Câmara entenda que o projeto seja urgente, poderá pedir que as Comissões dêem o parecer verbal já nesta sessão e o projeto pode ser aprovado em votação única.
Caso a criação seja aprovada, a TV Câmara será transmitida por um canal de TV a cabo da NET.
A aprovação do projeto depende da aprovação da maioria simples dos parlamentares.


Tentarei estar lá. Até mais e #coragem

sábado, 29 de agosto de 2009

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Na aula de redação, texto muito bom

Falando sobre redação, baseado no texto Paradoxo de George Carlin... Eis uns trechos...

Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos frequentemente. Gastamos sem critérios.

Dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco...

...Um momento de muitas coisas na vitrine, e poucas na dispensa...

...Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro.
Por isso, valorize sua família, seus amores, seus amigos, a pessoa que lhe ama...
E, aqueles que estão ao seu lado, sempre!


George Carlin (*1937 + 2008)

Até mais, #coragem sempre e diga eu te amo, dê um abraço, VIVA FELIZ, sempre.

Posto a íntegra durante a semana

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sacolas ecológicas de Jaú serão distribuídas em seminário da Uvesp

A informação de que Jaú está produzindo sacolas ecológicas está se espalhando pelo Estado.

A União de Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) elaborou a cartilha “A responsabilidade do legislativo local – 50 idéias”, com o objetivo de orientar os vereadores na elaboração de leis municipais que preservem o meio ambiente. Lançado no início de 2007, o projeto conta com a adesão de 643 municípios paulistas, entre eles Jaú.

Baseado neste conceito, o Fundo Social de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural (Fuss) de Jaú, em parceria com a Comunidade Terapêutica Liberdade Guardalupe, está desenvolvendo o projeto de fabricação de sacolas ecológicas na cidade.

O resultado do trabalho poderá ser visto neste mês. No próximo dia 27, em São José dos Campos, e no dia 3 de setembro, em Marília, o Fuss fará a entrega de mais de três mil sacolas em seminários realizados pela Uvesp nas duas cidades.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, o Fuss, que é presidido pela primeira-dama Caroline de Toledo Franceschi, já conseguiu até o momento a doação de sete maquinários para o projeto.

As peças produzidas são voltadas para a preservação do meio ambiente sendo um produto ecológico. Também com o objetivo de prestar assistência, dar a oportunidade de trabalho e remuneração aos dependentes químicos em tratamento da Comunidade Terapêutica Liberdade Guardalupe. O Fuss entrou na ação com a matéria-prima e a Comunidade com a mão-de-obra.

Bom dia e #coragem

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

MC dia Feliz é sábado


Bom dia

Reprodução do mail, da queria Bruna, do AMARAL

Vale a pena ajudar, vc que não é de Jaú, não importa, ajude tb a sua cidade, a sua região.


Neste sábado, 29, acontece em 568 restaurantes McDonald's a maior campanha do Brasil no combate ao câncer infanto-juvenil, o McDia Feliz, coordenada pelo Instituto Ronald McDonald.

A venda de tíquetes antecipados para o McDia Feliz já começou na Fundação Amaral Carvalho, em Jaú, que participa há 11 anos da campanha. Neste ano o objetivo é vender quatro mil sanduíches na cidade. A renda dos restaurantes de São Carlos e Araraquara também será revertida para o Hospital Amaral Carvalho.

A fim de estimular a população jauense a participar da campanha, a instituição organiza uma carreata no dia 29, a partir das 9h, com saída e chegada no restaurante McDonald’s. A movimentação conta com parceria do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Jaú, Grupo Biazotto, Projeto Operação Sorriso, Imobiliária Confiança (padrinho do restaurante na campanha), apresentador Amarildo de Oliveira (McAmigo Feliz) e grupo de jipeiros da região.
O superintendente da Fundação Amaral Carvalho, Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro também participará do evento, além de integrantes do poder público municipal.

Produtos

A campanha ocorre no dia 29 de agosto. Todo dinheiro arrecadado (exceto alguns impostos) com a venda do sanduíche — separadamente ou incluído na McOferta número 1 — além de materiais promocionais, é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infanto-juvenil de todo país. Camisetas, canecas e bolsas da campanha de Jaú serão vendidos pelas voluntárias da Entidade Anna Marcelina no dia 29. São Carlos e Araraquara também vender seus produtos durante o McDia Feliz.

McDia Feliz

Coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz é a maior campanha feita no Brasil no combate ao câncer infanto-juvenil, é também o principal evento comunitário do Sistema McDonald's no País.

Desde sua primeira edição, já foram doados mais de R$ 90 milhões de reais para o combate ao câncer infanto-juvenil, que atualmente apresenta taxas de cura superiores a 85% quando a doença é diagnosticada precocemente e tratada adequadamente.

Então, vamos comer Big MAC.

#coragem e até




terça-feira, 25 de agosto de 2009

Via release... NOTICÍAS BOAS PARA JAÚ

Bom dia


Na sessão de ontem (24) a Câmara Municipal de Jaú aprovou o projeto do Executivo que cria a Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos.Os principais objetivos da Secretaria são garantir que as pessoas com deficiência tenham seus direitos assegurados por meio de uma efetiva articulação com as demais pastas promovendo uma real melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Além disso, a Secretaria pretende garantir que as oportunidades para este segmento sejam ampliadas e a diversidade respeitada. Com a intenção de promover uma ação conjunta e realmente eficaz, a Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência em Jaú irá trabalhar a inclusão nas diversas áreas da sociedade, além de criar acordos de cooperação com entidades ligadas à pessoa com deficiência e empresas privadas.Um dos primeiros atos da nova pasta será a realização de um censo para saber, definitivamente, quantos e onde estão os portadores de deficiência em Jaú. Segundo Prefeito Osvaldo Franceschi Junior, a participação da secretaria na sociedade é de suma importância para garantir todos os direitos das pessoas portadoras de deficiência. Na próxima sexta-feira (28), o Prefeito receberá a visita da Dra. Linamara Battistella, Secretária Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência que anunciará a criação, na Fatec, do novo curso de órtese e prótese visando atender a demanda técnica de profissionais na área para Jaú e região.

#coragem e bom dia

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Lei antifumo é inconstitucional

Bom dia...

A Advocacia-Geral da União (AGU), órgão que defende e representa a União principalmente em ações no Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu parecer anteontem que considera a lei antifumo paulista inconstitucional. O documento, assinado por José Antonio Dias Toffoli, enfatiza que a competência de legislar sobre o uso do cigarro em ambientes fechados é do governo federal e não de Estados ou municípios. O caso ainda não tem data para ser julgado. Ainda que o parecer seja específico sobre a lei paulista, abre precedente para outros questionamentos. O Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, aprovou norma semelhante à de São Paulo. Minas Gerais e as cidades de Manaus e Belém também querem abolir o cigarro de locais fechados e coletivos.

Apesar de o posicionamento não ser definitivo, levantamento feito pelo Estado mostra que nos últimos casos polêmicos julgados pelo STF tem prevalecido o entendimento da AGU. Foi assim no questionamento das cotas para estudantes negros em universidades, na avaliação sobre as pesquisas com células-tronco e na disputa sobre a área indígena Raposa Serra do Sol. O jurista especializado em Direito Constitucional Luiz Tarcísio Ferreira Teixeira destaca a relevância. "Não significa que o parecer será seguido, mas é o primeiro questionamento sério a respeito da constitucionalidade da lei antifumo", afirmou.
Por meio de nota, o governo do Estado defendeu a legalidade da lei. Afirmou que o Brasil é signatário da Convenção da Organização Mundial de Saúde (OMS), que "é mais recente e restritiva do que a lei federal". "A Lei 13.541 dá pleno cumprimento ao tratado que determina que: "cada Parte adotará medidas eficazes de proteção contra a exposição à fumaça do tabaco em locais fechados"."
Disque-denúncia
Nos dez primeiros dias de vigência da aplicação de multas da lei antifumo no Estado de São Paulo, cinco pessoas por hora acionaram o disque-denúncia para delatar o uso do cigarro em ambientes fechados. No total, foram 1.203 ligações no período (120 por dia, em média) e os bares, restaurantes e casas noturnas lideraram entre os estabelecimentos delatados pelos paulistas (38% dos casos). Apesar de o segmento da diversão e gastronomia estar na liderança, os shoppings e lojas (17%), indústrias (6%) e condomínios (6%) também apareceram entre os denunciados.
A lei antifumo rendeu, em média, apenas sete multas diárias em todo o Estado. Levantamento feito pelo governo estadual mostra que, entre 7 de agosto e o dia 16, foram aplicadas 71 sanções aos estabelecimentos infratores, em um universo de 11.896 locais fiscalizados. Seguindo a mesma tendência da primeira semana de vigência da legislação, o interior ainda concentra maior número de multados, com 64,7% das autuações. Na capital paulista foram 25 multas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Até mais e #coragem

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

MC dia Feliz em Jaú

Isso é coisa boa, ajuda de verdade, boa tarde...

Nota da assessoria do Amaral Carvalho. Leia e vá ajudar também...


A corrida para o McDia Feliz 2009, da rede de restaurantes McDonald’s, já começou. A campanha foi lançada oficialmente no dia 16 de junho em São Paulo e em Jaú, no dia 10, com solenidade no saguão do Hospital Amaral Carvalho. Estiveram presentes o gerente do restaurante McDonald’s de Jaú, Felipe Barioni, os senhores Airton Bachiega e Alex Fernando Paghete, representando o padrinho do restaurante, João Geraldo Paghete da Imobiliária Confiança. Também compareceram membros da diretoria da Fundação Amaral Carvalho e autoridades políticas. O apresentador e vereador de Bauru, Amarildo de Oliveira, também participa da campanha deste ano como McAmigo Feliz. Ele é o encarregado de fazer divulgação especial do projeto.
A Fundação Amaral Carvalho participa há 11 anos da campanha. Neste ano o objetivo é vender quatro mil sanduíches em Jaú. Para isso, a instituição já colocou os tíquetes para aquisição do Big Mac à venda na Entidade Anna Marcelina de Carvalho. Também é possível adquirir camisetas, canecas e bolsas da campanha.
O McDia Feliz ocorre no dia 29 de agosto. Todo dinheiro arrecadado (exceto alguns impostos) com a venda do sanduíche - separadamente ou incluído na McOferta número 1 - além de materiais promocionais como camisetas, bolsas, canecas, entre outros produtos, é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infanto-juvenil de todo país. Em Jaú, São Carlos e Araraquara a instituição beneficiada é a Fundação Amaral Carvalho (FAC).

Tíquetes à venda na Entidade Anna Marcelina de Carvalho
Rua Major Alfredo Sérvulo de Oliveira Romão, 97 – Vila Assis
Fone: (14) 3621 3064/ 3602-1224


****

mudando de assunto e repercutindo a "salvação" de Sarney, olha o destaque que o mundo dá aos jovens (aqui no Brasil, ng mostra, ng liga)

http://www.timesonline.co.uk/tol/news/world/us_and_americas/article6798370.ece

Boa tarde e #coragem

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Volta às Aulas (???)

Bom dia

Sempre em minhas discussões com a hoje diretora da FIJ, Marcela Carinhato disse que quando sou perguntado sobre a qualidade do curso de Comunicação sou direto e claro: NÃO FAÇA.
Claro que ela, não gosta.

Mas alguns motivos me fazem não perder essa mania: além da falta de laboratórios de telejornalismo, informática (que suportem todos os programas necessários), um lab. para o pessoal de pp, um laboratório de rádio que funcione e claro, o CONTEÚDO. Bom, poderia ficara qui até amanhã. Vamos aos novos fatos:

Devido ao virus da gripe A, as aulas tiveram seu início adiado para ontem. Nesse tempo, entrou em vigor a Lei Estadual que proíbe fumar em lugares fechados. A FIJ, que a noite é apenas uma FACULDADE, dotada de grandes espaços ao ar livre, proibiu fumar em qualquer depêndencia da Faculdade. Até aí releva-se, no final, diminui-se a quantidade de cigarros fumados - ou não.

O X da questão é que a Faculdade não disponibiliza mais água para os alunos - já que os bebedouros não podem ser usados por recomendação da vigilância epidemiológica - e a instituição não pode arcar com os custos de galões e "filtros".

A solução? A diretora da FIJ, Marcela Carinhato, sugere que cada um compre a sua água, já que não "compensa" para a faculdade comprar bebedouros onde a água poderia ser colocada em copo.

Alunos, e principalmente funcionários foram pegos de surpresa. E a faculdade? Realmente nem aí. Compraram apenas uma embalagem de alcool em gel para cada sala. E isso basta.

Ouvi dizer que ar condicionado, climatizador apenas propaga o vírus. Isso dá medo. O sistema de ventilação que passa em todo o prédio do direito já cheira mofo, dá tosse - agora então.

Quanto a estrutura? Continua a mesma, dizem que a net funciona no prédio marfim. Mentira. Laboratórios? Tudo na mesma. Ah, não precisaremos provavelmente repor aulas, já que o conteúdo (?) será dado até o final do programado. Pode dar férias já.

Tudo isso, fora as outras coisinhas mais.

Até mais, cuide-se e #coragem

ATUALIZADA 16:00

Ontem, o estoque de água da cantina da faculdade acabou. Resultado? Tá com sede? Beba refri.
E hj, quer apostar que o preço sobe?

Asfalto no Cila Bauab começa hoje


Acredito que seja pra comemorar ....
Eis a nota:
O prefeito Osvaldo Franceschi Junior junto com os Secretários Geral e de Planejamento e Obras, Silvio Luiz Fernandes e Francisco Antonio Marcolan e Fabiane Mendes Tóffano, representando o marido e deputado federal, José Paulo Tóffano concederam coletiva no Salão Nobre para a imprensa local, sobre o início do asfalto no bairro Cila de Lúcio Bauab, que começa HOJE às 9h.
O bairro Cila Bauab ficou conhecido por todos pelo descaso das administrações passadas. Uma das promessas de campanha do prefeito Osvaldo foi o asfaltamento para os moradores do bairro, que foi cumprida após oito meses de gestão. Nos primeiros dias de mandato, o bairro recebeu a implantação de guias e sarjetas e agora foi escolhida a empresa que cuidará do asfaltamento do Cila, a JauPavi Terraplenagem e Pavimentação LTDA, a empresa que é de Jaú tem seis meses para a execução.
O valor do contrato custará R$ 2.362.000,00 e será pago a partir do momento da efetivação, mediante medição. Serão asfaltados aproximadamente 70 mil metros quadrados. A participação do deputado federal, José Paulo Tóffano é fundamental para o trabalho em conjunto com o prefeito Osvaldo contribuindo com duas emendas parlamentares, a primeira disponibilizada no ano passado no valor de R$600 mil e a outra no valor de R$500 mil, disponibilizada neste ano.
O prefeito Osvaldo como sempre verifica de perto o que está sendo feito e estará no bairro para dar partida nas máquinas da JauPavi nessa corrida que não foi fácil. A Secretaria de Planejamento e Obras trabalhará para uma pavimentação mais ecológica. Como a audiometria do bairro é problemática e pela divisão dos lotes, que são sete metros, acaba tendo garagem e degraus de uma casa e outra. Por isso, será feito correções e também um grande projeto de paisagismo e arborização em todo o bairro, para que fique um bairro de ambiente de temperatura agradável. A primeira parte do bairro Cila Bauab a receber o asfalto será pelas quadras localizadas à margem do Córrego dos Pires, no Jardim Santo Onofre. A parte esquerda do Cila, do lado do Pires será feito numa segunda etapa, juntamente com as sarjetas e guias.

Este texo foi uma reprodução da Nota enviada pela Prefeitura. Notem os elogios. Tá bom ou quer mais.?
Já que perguntar não ofende: O prazo pra início das obras não era de 100 dias? Até onde sei 8 meses tem 240 dias, ou não?

Até mais, cuide-se e #coragem

sábado, 15 de agosto de 2009

Aniversário de Jaú... Infos pra comemorar (só hoje e amanhã hein)

Oi pessoal,

Posto aqui eventos que acontecem na comemoração dos 156 anos de Jaú. Política não será assunto hoje, já que não merece comemoração alguma. Mas, novidades veem por aí. É só aguardar.

Às 12h, ocorre a abertura da Copa Municipal de Futsal, no Ginásio Flávio de Mello. Às 13h, a prefeitura irá reativar o Kartódromo municipal. Na seqüência, será realizada a 2ª Etapa do Campeonato GP Champion (Kart e Moto). As provas prosseguem no domingo, a partir das 13h. Às 20h, no Jaú Shopping, será dado início ao 45º Salão Jauense Internacional de Arte Fotográfica. Durante todo o dia de hoje, também será dada seqüência à ExpoJaú 2009. Às 9h, será realizada a exposição e julgamento de eqüinos da raça Mangalarga. Às 12h, no restaurante do recinto de exposições, será realizada a 1ª Queima do Alho. A festividade oficial do aniversário de Jaú terá início às 15h, com o Encontro Regional de Capoeira. Em seguida, haverá o chamado test-drive nos eqüinos do 66º Leilão Oficial da raça Mangalarga, que será realizado às 20h, juntamente com a grande final do Rodeio Profissional. A festa de aniversário de Jaú será encerrada às 23h, com show da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó.

As comemorações prosseguem no domingo, a partir das 9h, com a exposição e a realização de provas com eqüinos da raça Mangalarga. Às 10h, no Parque do rio Jaú, será dado seqüência ao Encontro Regional de Capoeira. Às 20h, no recinto de exposições da ExpoJaú, haverá show com os finalistas do Festival Caipira (Orquestra de Violeiros de Itapuí) e Show de Catira, com catireiros de Dois Córregos e Torrinha. O encerramento da festa ocorre às 22h, com show da dupla sertaneja Guilherme e Santiago.

Até e sempre, #coragem

Jaú confirma uma (?) morte de paciente com gripe suína que estava internado

A Vigilância Epidemiológica de Jaú recebeu o resultado do exame do paciente de Piraju que morreu no dia 7 de agosto na cidade com sintomas da Influenza A (vírus H1N1), após ficar internado no Hospital Amaral Carvalho (HAC). Segundo o Instituto Adolfo Lutz, a vítima morreu em decorrência da chamada gripe suína. Até o início da semana o caso era só suspeito.De acordo com a enfermeira do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Fabiana Deliberali, o homem, que tinha 58 anos e estava internado na unidade desde o dia 31 de julho, fazia tratamento contra o câncer no HAC. O paciente também era portador de doença metabólica crônica e hipertensão. A confirmação da morte do morador de Pirajú pelo vírus H1N1 eleva o número de casos positivos da doença em Jaú. Até o momento, foram registrados três casos da nova gripe no município. No entanto, apenas um refere-se a morador da cidade, o de uma gestante, no oitavo mês de gravidez, que chegou a ficar internada na Santa Casa de Jaú, mas já teve alta e passa bem. O segundo caso refere-se a uma criança de quatro anos, moradora de Lençóis Paulista, que morreu na noite do último domingo, também no Hospital Amaral Carvalho.

E o casal que estava isolado em Bauru? E os 2 casos do São Judas?

*** Atenção Secretária de Saúde .... não é todo mundo que esquece.***


Respondendo comentários:


- Pode acontecer uma nova edição do Jaú Trend Show em novembro.
- Vini, tamo junto ow, precisando...
Desculpem a demora

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Novo camelódromo é inaugurado. Antigo já começa a ser demolido

O novo camelódromo de Jaú foi inaugurado sábado na Praça da Bíblia, entre a rua Quintino Bocaiúva e a rua Tenente Lopes. O espaço substitui o antigo camelódromo que funcionava na Praça Oswaldo Galvão de França. O novo local conta com 23 lojas, além de banheiro feminino, masculino e para deficientes físicos. O prefeito Osvaldo Franceschi Junior (PV), a primeira-dama Caroline de Toledo Franceschi, o vereador Tito Coló Neto (PSDB) e secretários municipais compareceram à inauguração que contou também com a presença do deputado estadual Roberto Massafera (PSDB), do deputado federal José Paulo Tóffano (PV) e do presidente da Associação dos Camelôs de Jaú, Luiz Ferreira. Para viabilizar o empreendimento, a Associação dos Camelôs contribuiu com os próprios recursos e a Prefeitura deu o apoio técnico além de ceder o uso do terreno em comodato. O funcionamento do novo camelódromo continua no mesmo horário de segunda a sábado, das 8h às 18h e aos domingos das 8h às 12h.

O antigo, começou a ser demolido hoje. A primeira barraca a ser desmontada foi a do presidente da associação, Luiz Ferreira.
A Praça, ao lado da rodoviária será revitalizada.

Jovem é presa com 1,2 quilo de cocaína ao descer de ônibus de SP


Policiais da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) prenderam em Jaú, uma jovem de 24 anos que transportava 1,2 quilo de cocaína. Ela foi presa em flagrante, por volta das 16h30, na Estação Rodoviária da cidade.A acusada foi surpreendida pelos policias quando descia de um ônibus que havia partido de São Paulo. Após receber a informação de que uma mulher estaria de posse de droga para distribuir em Jaú, os policiais passaram a acompanhar o coletivo. Ao desembarcar na Estação Rodoviária, a jovem foi identificada como a pessoa que carregava a cocaína e foi abordada. A Dise informou que a droga estava divida em dois pacotes, dentro de uma bolsa. Presa em flagrante, a acusada foi encaminhada à Cadeia Pública Feminina de Dois Córregos e deverá responder por tráfico de drogas, cuja pena varia de cinco a 15 anos.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sete refrigerantes têm substância cancerígena, revela pesquisa

Bom dia

Em uma pesquisa com 24 refrigerantes, a Pro Teste --Associação Brasileira de Defesa do Consumidor-- verificou que 7 têm benzeno, substância potencialmente cancerígena. O benzeno surge da reação do ácido benzoico com a vitamina C. Como não há regra para a quantidade do composto em refrigerantes, usou-se o limite para água potável: 5 microgramas por litro.
Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.
Fernanda Ribeiro, técnica da Pro Teste, diz que é difícil estudar a relação direta entre o benzeno e o câncer em humanos, mas que já se sabe que a substância tem alto potencial carcinogênico e que, se consumida regularmente, pode favorecer tumores. "Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há limite seguro para ingestão dessa substância", diz.
A química Arline Abel Arcuri, pesquisadora da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e integrante da Comissão Nacional Permanente do Benzeno, diz que o composto vem sendo relacionado especialmente a leucemias e, mais recentemente, também ao linfoma.
O fato de entrar em contato com o benzeno não significa necessariamente que a pessoa vá ter câncer --há organismos mais e menos suscetíveis. "Mas não somos um tubo de ensaio para saber se resistimos ou não, e não há limites seguros de tolerância. O ideal, então, é não consumir", diz Arcuri.
O benzeno está presente no ambiente, decorrente principalmente da fumaça do cigarro e da queima de combustível. Na indústria, é matéria-prima de produtos como detergente, borracha sintética e náilon.
Nesse caso, não contamina o consumidor por se transformar em outros compostos. A principal preocupação é proteger o trabalhador da indústria.
O efeito do benzeno é lento, mas, quanto maior o tempo de exposição e a quantidade do composto, maior a probabilidade de desenvolver o tumor.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u560464.shtml

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DIG apreende moto da vítima de latrocínio

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jaú localizou ontem a moto CG Titan, 150, placas DAT 9506/Barra Bonita. Ela faz parte do inquérito que apura a morte do mototaxista Osni Décio Granetto Júnior ocorrida no dia 22 na cidade de Barra Bonita. O veículo estava desaparecido desde o dia do crime e, após a prisão do acusado Valter Matias Silva, 28 anos, na tarde de anteontem em uma área rural de Reginópolis, foi encontrada em Pederneiras. Segundo o titular da DIG, delegado Edmilson Bataier, o acusado confessou o crime e apontou onde havia abandonado a moto. “Estamos investigando o caso e o encontro da moto confirma a versão do acusado.” O crime aconteceu quando o mototaxista foi fazer uma corrida de Barra Bonita até a Vila Ribeiro em Jaú. Ao chegar à estrada vicinal Mário Grizzo, próximo ao bairro Ribeiro em Jaú, a vítima foi surpreendida com uma facada nas costas. O agressor fugiu com a moto. Para Bataier, a confissão do acusado somada ao encontro da moto encerram as investigações. “O crime está esclarecido.”