quarta-feira, 29 de abril de 2009

Agora, o Córrego "vai"...


* A Prefeitura de Jaú foi atrás de recursos dos governos estadual e federal para recuperar o Córrego dos Pires. A obra, necessária há anos, tem custo inicial de R$ 5 milhões de reais, podendo chegar a R$ 8 milhões.
Há cerca de 30 anos, o córrego, que atravessa 7 km da zona urbana da cidade, começou a apresentar problemas de assoreamento, hoje a situação é mais grave: trechos urbanizados, na Vila Netinho estão sendo danificados – a erosão ameaça constantemente o calçamento e a avenida que passam ao lado do córrego. Árvores plantadas nas margens estão sendo tragadas, o que agrava o assoreamento.
Inicialmente, as obras aconteceram entre o Rio Jaú e a Vila Maria, área onde existem mais problemas de assoreamento e locais com erosão.
Para a Prefeitura, a importância da recuperação do córrego se dá pelo fator de preocupação e preservação do meio ambiente: futuramente o córrego pode servir de fonte para captação de água na cidade, caso aconteça o reflorestamento da nascente.
Uma boa parte dos recursos para a obra será destinado para o Jardim Cila Bauab, bairro que hoje, sem galerias pluviais despeja 40% das águas da chuva no córrego. Após a conclusão das obras de infra-estrutura no bairro, esse volume deve chegar aos 90%. No bairro, ainda não há previsão de início para recuperação do córrego.
O projeto de recuperação do córrego é uma parceria das secretarias municipais do Meio Ambiente e de Planejamento e Obras. O começo das obras foi anunciado pelo prefeito de Jaú, Osvaldo Franceschi (PV).

* Apenas Dema (PT) esteve na cerimônia que homenageou Jão Ribeiro de Barros, ontem, em Jaú, representando o Legisltivo.

* Segundo o Comérico do Jaú (http://www.comerciodojahu.com.br/), a ex-secretária de Turismo Lucy Rossi entregou a Ronaldo Formigão um dossiê sobre o hidroavião Jaú. A intenção é traze-lo para Jaú.
Mas pensando certinho: trazer para Jaú e colocar onde? Para quem ver? O avião está no museu da aviação em São Carlos. Entendido? Museu da AVIAÇÃO. Se caso o mesmo venha para Jaú, quem garante a manutenção? Só me preocupo tomando de base as poucas coisas que temos no museu, e mais exatamente a estátua e a praça de João Ribeiro no centro da cidade. Muito bem cuidadas...

O Jaú de verdade passará a bordar, em breve, novos temas. É só aguardar.

Um comentário:

  1. Acho que o Jahu deveria sim vir para cidade. Afinal, foi aqui que tudo começou. Ele atrairia turistas, que é o que toda cidade quer.
    Porém, deve-se pensar muito bem como ele vai ser tratado por aqui. Não só ele, mas temos que pensar no nosso Museu Municipal, que preserva muita coisa interessante, mas não é valorizado nem pela prefeitura nem pela população.

    Em tempo, se nem em uma solenidade de homenagem á João R de Barros o legislativo esteve presente, dá pra imaginar o quanto eles valorizam a cultura local.

    ResponderExcluir