quarta-feira, 24 de março de 2010

Governador Serra oficializa universidade em Jaú


Aconteceu ontem, no Palácio dos Bandeirantes a assinatura de decreto para criação da Estação Experimental de Agroenergia - ESALQ

O Prefeito de Jaú, Osvaldo Franceschi Jr., participou da solenidade que aconteceu em São Paulo, no Salão de Despachos do Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do Governador José Serra, do Deputado Federal José Paulo Tóffano, de representantes do Conselho Deliberativo do Instituto Camargo Corrêa e de Comitiva da ESALQ.

Foram assinados decretos da doação da área que abrigará a Universidade e o Centro de Convenções da Prefeitura Municipal, os quais irão assegurar legalmente a instalação da instituição no Município. A universidade será uma extensão da Escola Superior de Agricultura (ESALQ), localizada em Piracicaba.

A vinda da Universidade ESALQ-USP para Jaú torna a cidade um centro de referência e inteligência na área da bioenergia, acarretando a movimentação de professores especializados, cientistas e incrementando a atividade econômica da cidade com a possível vinda de estudantes de várias partes do Brasil e do mundo.

Para Renata Camargo Nascimento, que representou a família Camargo Correa, “a iniciativa irá fortalecer o ensino de Jaú, tornando-se referência em educação. Nós jauenses estamos muito felizes, pois a cidade tem vocação para educação, é um celeiro de profissionais gabaritados. A nossa família impôs aos funcionários o desafio de transformar o Pólo Empresarial em um Centro de Estudos. Contar com uma escola como a ESALQ é um sonho de qualquer município. A ESALQ vai impulsionar o desenvolvimento agrícola e acadêmico de Jaú. Desejamos que essa semente da educação cresça e prospere na nossa querida cidade”.

Quatro cursos de graduação e dois cursos de pós-graduação serão implantados. Jaú sediará o Pólo de Aplicação e Desenvolvimento de Tecnologia da Água, Energia e Biomassa e o Centro de Ensino e Treinamento de Água e Energia. Os cursos de graduação serão: Engenharia da Energia e Administração em Agronegócios, atuação do Centro Internacional da Agroenergia e a Nova Área de Concentração em Água e Energia. A pós-graduação abrangerá os cursos de agroenergia com área de concentração em biomassa, bioenergia, energias renováveis, tecnologia aplicada e sustentabilidade.

O Governador José Serra enfatizou que: “algumas adaptações e obras de infra-estrutura serão realizadas até o início das aulas”. Complementou afirmando que: “a cidade sediará a primeira área agronômica com especialidade em bioenergia fora da ESALQ de Piracicaba."

Durante a solenidade, o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Estadual Barros Munhoz, discursou sobre a importância e o marco histórico da implantação dos cursos na cidade. “A bioenergia é o caminho para o desenvolvimento mais rápido do nosso país”, comentou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário