terça-feira, 16 de março de 2010

Prefeitura recebe a doação da maior área desde a fundação da cidade

A Prefeitura Municipal recebeu a doação de terra correspondente a 11,00 alqueires, representando a maior área doada desde o início da fundação da cidade com 266.200,00 m².

É neste espaço que ficará o Jardim Botânico de Jaú, que será, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura "um dos maiores" do Brasil.

O espaço está localizado no sítio São Bento e oferecerá a população uma área protegida com coleção de plantas vivas visando transmitir aos Jauenses o inestimável valor do acervo buscando melhor qualidade de vida do planeta.

O local é contemplado pelo córrego Santo Antônio e possui nascente. A coleção botânica será referência mundial dos acervos naturais. Fará parte do projeto um Centro de pesquisas, museu botânico, borboletário, orquidário, viveiros e estufas, lago para coleções aquáticas, trilhas educativas e contemplativas.

A importância da educação ambiental vem crescendo na mesma proporção em que aumenta a percepção do público quanto à gravidade da perda da biodiversidade e problemas decorrentes de fatores climáticos. Ela está incorporada a todas as principais estratégias nacionais e internacionais, sendo que os jardins botânicos desempenham um papel chave no auxílio dessas estratégias podendo conscientizar melhor o ser humano, despertando um novo modo de pensar e agir através de programas, que enriqueceram a capacitação dos mesmos, de modo que possam solucionar ou evitar problemas socioambientais.

De acordo com nota enviada pela Prefeitura, o Jardim Botânico terá uma importância histórica, cultural, científica e paisagística. Fluxo de cientistas, pesquisadores, estudantes e principalmente turistas sendo a maior área de lazer e entretenimento disponível para a população de Jaú e região.



Um comentário: