quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Hemonúcleo precisa de doadores de sangue (Com urgência)

O Hemonúcleo Regional de Jaú está novamente com baixo estoque de sangue. Para atender os nove municípios e 11 hospitais da região, o local necessita de doações em caráter de urgência. Os principais tipos sanguíneos necessários ao suprimento da demanda são os de RH negativo. Na última semana, cerca de 20 pessoas compareceram para doar sangue por dia. O necessário é que o Hemonúcleo receba diariamente o triplo deste número.
Cerca de 50% do estoque do Hemonúcleo do Amaral Carvalho é mantido por doações internas, de pessoas que se deslocam até o hospital para contribuir. Os outros 50%, por meio de campanhas na região.Mensalmente, cerca de 1.600 bolsas de sangue são doadas. O número ideal para o atendimento da região e a manutenção dos estoques é de 2 mil bolsas.O Hemonúcleo Regional de Jaú funciona no Hospital Amaral Carvalho, das 7h30 às 16h, de segunda à sexta. Na quarta-feira, o horário de atendimento é estendido até as 20h. Aos sábados as doações podem ser feitas das 7h30 às 11h30.

Como doar?

Doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. Ao dedicar parte do seu tempo (45 minutos) para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até três pacientes diferentes.Os homens pode doar seu sangue até quatro vezes ao ano, com um intervalo de 60 dias entre cada doação. Já as mulheres podem colaborar três vezes, com intervalo de 90 dias. Já no caso da doação de plaquetas por aférese, tanto homens como mulheres podem doar até quatro vezes por mês e 24 vezes por ano, com um descanso mínimo de 72h entre cada doação.

Alguns pré-requisitos para a doação de sangue:

* Estar em boas condições de saúde e descanso;
* Ter entre 18 e 65 anos;
* Pesar no mínimo 50kg;
* Estar alimentado (mas evite ingerir alimentos gordurosos);
* Apresentar documento oficial de identidade com foto;
* Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
* Não utilizar medicamentos;
* Não estar resfriado ou com gripe;
* Não ter tido doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS;
* Quem não fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 12 meses;
* Se for mulher, não estar grávida ou amamentando.

Fonte: Hemonúcleo Regional de Jaú


Hemonúcleo Regional de Jaú - Hospital Amaral CarvalhoRua Dona Silvéria, 150 – Jaú (SP)Tel. (14) 3602-1356
www.amaralcarvalho.org.br

Vamos doar gente, e pra quem tem medo, salve vidas, tenha #coragem

Nenhum comentário:

Postar um comentário