terça-feira, 14 de julho de 2009

Descoberta das Américas de Julio Adrião no Teatro, hoje

A programação de cênicas do Julho Cultural traz para o Elza Munerato, hooje, o premiado espetáculo Descoberta das Américas estrelado por Julio Adrião. A entrada é franca.
A bordo do espetáculo A descoberta das Américas, de Dario Fo, o ator, tradutor, pesquisador de comicidade e até cozinheiro Julio Adrião descobriu os sete mares. Ou quase.
Só, em cena, o ator narra sob o ponto de vista do povo, virando a História pelo avesso. O narrador atua num estado de emergência, movido pela cruel e engenhosa economia da fome do protagonista, que quer sobreviver justamente para narrar sua história. Julio vem colhendo aplausos emocionados de milhares de espectadores em todo o país com o premiado monólogo apresentado de Norte a Sul do Brasil. O resultado pelo reconhecimento ao trabalho do artista veio com o Prêmio Shell de Melhor Ator 2005.

O ESPETÁCULO

Johan Padan, um Zé Ninguém malandro, embarca por engano em uma das caravelas de Cristóvão Colombo, após ter sua namorada bruxa assada pela Inquisição. No novo mundo, ele sobrevive a um naufrágio, aprende a língua dos nativos, é preso e quase engolido pelos índios. Safa-se fazendo “milagres”. Guia um exército indígena que expulsa os invasores. O ator Júlio Adrião conta, através de onomatopéias e mímicas, a triste história da ocupação das Américas e dos massacres dos índios. O espetáculo se desenvolve como se uma pessoa voltasse de viagem e reunisse os amigos para contar como foi. Para dar mais veracidade aos fatos e fazer com que seus ouvintes consigam visualizar o que realmente aconteceu, tenta-se reproduzir todos os sons, os trejeitos das outras pessoas, enfim, tenta-se mostrar e não apenas contar a história. No monólogo não há cenário, nem sons, nem efeitos de luz, nem mudança de figurino - nada do que habitualmente se vê em uma peça de teatro. A obra “Johan Padan alla Descoverta delle Americhe” foi escrita em 1992 pelo italiano Dario Fo (Nobel de literatura em 1977) para comemorar os 500 anos da Descoberta das Américas. Ao tratar da colonização, o texto fala também do Imperialismo e faz alusão às divergências atuais entre os países.


SERVIÇO
18º JULHO CULTURAL
SHOW: DESCOBERTA DAS AMÉRICAS
DATA: HOJE
HORÁRIO: 20H
LOCAL: TEATRO ELZA MUNERATO
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário