terça-feira, 28 de julho de 2009

Jaú e bariri adiam aulas devido a GRIPE A

As cidades de Jaú e Bariri adiaram o retorno às aulas dos alunos da rede municipal de ensino, marcado para ocorrer nesta semana, para o dia 3 de agosto. Os municípios alegam que atendem à recomendação dos Ministérios da Educação e da Saúde para prevenir a disseminação do vírus da gripe A (H1N1), causador da chamada gripe suína. A medida atinge aproximadamente 14 mil crianças das escolas municipais de ensino infantil e fundamental.
As duas cidades não têm registros de casos de gripe suína. Em Jaú, a Vigilância Epidemiológica monitora o caso suspeito de uma menina de 15 anos, que viajou para os EUA no dia 8 de julho e apresentou algumas sintomas da doença como febre, tosse, calafrios, coriza e cefaléia. A garota passa bem e ficará em monitoramento domiciliar até o dia 29 de julho.
O adiamento da volta às aulas no município foi uma medida tomada em conjunto pelo secretário de Educação, Luiz Carlos de Campos Prado Júnior, e o secretário da Saúde, Jaime Roberto Spanghero, após reunião com o prefeito Osvaldo Franceschi (PV), na manhã de domingo. Ao todo, aproximadamente 12 mil crianças de 13 escolas municipais terão suas férias de julho prorrogadas por mais uma semana.
Segundo Spanghero, não há motivos para a população ficar alarmada, já que não há nenhum caso confirmado da doença em Jaú. “Como os sintomas da gripe A são muito semelhantes ao da gripe comum, necessitamos tomar todos os cuidados possíveis para evitar sua propagação, por isso, decidimos por bem, adiar a volta às aulas e acompanhar a evolução dos casos suspeitos da doença durante este período”, diz o secretário de Saúde.
O secretário de Educação diz que, a exemplo de outras cidades, a volta às aulas está sendo adiada, evitando que alunos infectados contagiem colegas. “Por receberem um grande contingente de pessoas, as escolas constituem um espaço de fácil proliferação de doenças como a gripe”, diz. “Por este motivo, agravado pelo fato de muitas pessoas terem viajado para áreas onde já há a confirmação de mortes pela nova gripe, decidimos prorrogar o recesso escolar em mais uma semana, coincidindo com a volta às aulas das escolas estaduais”.
Na última semana, os Ministérios da Educação e da Saúde divulgaram nota recomendando que os estudantes brasileiros com sintomas de gripe sigam orientações médicas e evitem retornar às atividades escolares até estarem completamente restabelecidos. A nota também solicita aos professores e diretores de escolas que fiquem atentos para orientar os estudantes com sintomas a retornarem às suas casas.


Vamos twittar e #coragem, sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário