Quais são as empresas que menos atendem as reclamações dos consumidores e clientes? A Secretaria de Direito Econômico (SDE) lança ainda hoje um Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas que dá essa resposta.
Esse nome pomposo significa o seguinte: a SDE consolidou as reclamações que viraram processos administrativos nos Procons de todo o Brasil. O cadastro contém 104 000 reclamações contra cerca de 10 000 empresas. Desse total, 70% das demandas dos clientes foram atendidas durante esses processos.
Pela ordem, eis a lista do dez primeiros colocados, em termos proporcionais, neste nada honroso ranking das empresas que menos atendem às reclamações:
1) Bemq-Siemens: 78% de reclamações não atendidas
2)Banco Panamericano: 60%
3)Gradiente: 57%
4)Santander/Real: 53%
5)Claro: 48%
6)Oi: 47%
7)Banco BMG: 41%
8)TIM: 41%
9)Bradesco: 40%
10)Banco do Brasil: 37%
E agora segue a relação das dez empresas que mais reclamações receberam, em números absolutos:
1)Oi
2)Itaú Unibanco
3)Nokia
4)Sony Ericson
5)TIM
6)LG
7)Claro
8)Samsumg
9)Vivo
10)Lojas Americanas
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/
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