quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Jaú não recebe Selo Verde e Azul e Campanha Fique Sabendo

O governador José Serra divulgou o ranking ambiental dos municípios paulistas. Neste ano, com a adesão de todas as cidades do Estado ao projeto Município Verde e Azul, o número de certificados foi bem maior, em relação aos 44 municípios que receberam o selo verde em 2008. Serão 156 cidades certificadas.
As cinco primeiras do ranking são Santa Fé do Sul (94,4 pontos) - 1ª colocada pela segunda vez consecutiva -, Novo Horizonte (94,33), Guaraçaí (94,20), Aspásia (94) e Taquarituba (93,96). Jaú não conseguiu a certificação.
Os municípios tiveram o seu desempenho avaliado em dez diretivas que regem o projeto: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente. O evento teve a presença de 270 prefeitos de todo o Estado.
Jaú não recebeu os selos Verde ou Azul.
A secretaria da Meio Ambiente deve se pronunciar nas próximas horas sobre o não recebimento dos selos.


******

A Campanha Fique Sabendo, realizada pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, fez 224 testes rápidos de HIV em Jaú desde o último dia 16 de novembro.
De todos os exames realizados, apenas um apontou positivo para a presença do HIV. O paciente já sabia de sua condição e fez o teste apenas para conferência. Os demais resultados, negativos, confirmam a tendência dos últimos anos em relação à doença: queda significativa de casos notificados anualmente. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 1998 e 2008, a queda do número de casos foi de 82,25%.
A diminuição abrupta de diagnósticos pode, contudo, não corresponder à realidade. “Estima-se que para cada três pessoas portadoras do vírus HIV, duas ainda não sabem. Daí decorre a necessidade de se fazer o exame o quanto antes”, alerta a psicóloga do NGA-25, Margarida Magro Togashi. A campanha Fique Sabendo propiciou testes rápidos e gratuitos, cujo resultado sai em até 15 minutos.
Nas últimas duas décadas, o NGA de Jaú registrou 991 novos casos de HIV positivo da cidade e da região, já que muitos preferem fazer os testes e o tratamento em outro município que não o seu. De janeiro a novembro deste ano, seis novos casos foram confirmados.
Os números de Jaú estão na contramão dos indicadores nacionais, que mostram 24% de aumento dos casos de HIV positivo nos últimos dez anos. “A porcentagem é elevada, porém está estabilizada”, afirma o chefe de unidade de Vigilância Epidemiológica do Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde, Gérson Pereira. “O que percebemos ao longo do ano foi um aumento dos casos no interior do País, não mais nos grandes centros. Essa migração era esperada, porém precisa ser contida com campanhas de prevenção, inclusive nas escolas.”

O teste HIV realizado em 15 minutos pela campanha Fique Sabendo pode ser feito no NGA que fica na Avenida Zézinho Magalhães, ao lado do PAS da Vila Nova.
Alguns postos de saúde também continuam realizando os exames. O resultado e o questionário são confidenciais.

Bom dia, boa quarta-feira



Com Comércio do Jahu


2 comentários:

  1. Prezados Senhore(a)s,

    Numa parceria com a Prefeitura Municipal de Jahu, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Cultura, a Faculdade de Tecnologia de Jahu (FATEC Jahu) vem propor a realização da Virada Ambiental Jaú, evento inédito que acontece nos dias 29 e 30/05 das 9 às 22 horas no Parque do Rio Jaú, organizado pelo Grupo de Estudos de Ciências Ambientais (GECA), formado por alunos do curso de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da FATEC Jaú.

    Dança Catira, Café com Choro, Máscara de Papel, Yoga, Barco Pet são algumas das inúmeras atrações da "Virada Ambiental". Ao todo serão cerca de 50 atrações, entre shows, oficinas para adultos e crianças, barracas, como a dos escoteiros de Jaú, além de passeios ecológicos. A expectativa é que aproximadamente 6 mil pessoas compareçam entre os dois dias.

    O evento servirá não só como fonte de informação sobre o meio ambiente, más também sobre o folclore regional. Com o objetivo de despertar a sensibilidade e educação voltada as questões ambientais, serão passadas as informações para a população de maneira didática e concisa, utilizando nossa melhor ferramenta: cultura!


    Segue em anexo a programação da Virada Ambiental.


    grato,

    Odeir Alves Liidthe

    Organização do evento

    Contatos:

    14 9633-0460 Natalia
    14 9761-8093 Vanessa

    ResponderExcluir
  2. II Virada Ambiental Jaú 2011


    Com as discussões ambientais cada vez mais em alta, vem ai a II Virada Ambiental Jaú com uma programação para conscientizar as pessoas sobre a importância do desenvolvimento sustentável.

    A II Virada Ambiental Jaú acontecerá nos dia 04 e 05 de junho de 2011, e reunirá mais de 50 atrações gratuitas distribuídas no Parque do Rio Jahu, entre peças de teatro, shows, palestras, cursos, exposições e outros, com o objetivo de estimular a adoção de práticas sustentáveis por indivíduos e empresas de forma divertida e inspiradora, e conscientizar sobre a importância do meio ambiente.

    Com a expectativa de atrair 8.000 pessoas, o evento visa ser sustentável preocupando-se com a neutralização da emissão de carbono, cuidado com o destino dos resíduos e a utilização de materiais recicláveis. Diversos temas serão abordados entre eles poluição, resíduos domiciliares urbanos, biodiversidade e água.

    A Virada Ambiental Jaú é um evento sócio-ambiental sem fins lucrativos, organizada pelo Grupo de Estudos em Ciências Ambientais da Fatec Jahu, realizada em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Cultura e SESI e conta com parceiros estratégicos e empresas patrocinadoras que promovem atrações gratuitas e abertas ao público.

    A programação não está fechada. Então, para ficar por dentro do que vai acontecer, os interessados devem seguir o blog
    viradaambientaljau.wordpress.com.

    A sociedade está mais do que convidada a participar e se engajar.

    Por Odeir Alves Liidthe

    ResponderExcluir