quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão em Jaú - resumo


Em Jaú - que segundo o Operador Nacional do Sistema, fica no meio das linhas de transmissão que tiveram problemas e causaram o apagão que além do Paraguai atingiu mais 10 estados brasileiros, o black-out causou tumulto, confusão e furtos.

A energia acabou em cerca de 85% da cidade ás 22:13 segundo a CPFL ( Companhia Paulista de Força e Luz). Essa parte da cidade ficou sem energia até as 05:50 da manhã desta quarta-feira. A outra parte do município ficou cerca de 30 minutos sem energia, já que recebe energia de outras linhas de transmissão - não afetadas por Furnas e Itaipú.
A Polícia Militar colocou maior número de homens na rua, após - segundo fontes, tentativas de furtos serem registradas em vários pontos da cidade.
Até o momento a PM não falou sobre o número de ocorrências acontecidas durante o período que a cidade ficou sem energia.
As escolas anteciparam o final das aulas, já que a falta de eletricidade impediu a continuidade das atividades.
A sessão de cinema do Jaú Shopping foi suspensa. Postos de gasolina e o terminal rodoviário fecharam.
Bares, chopperias e restaurantes também fecharam mais cedo. Segundo o Sindicato dos Comerciários que não responde pelo setor, os estabelecimentos devem ter tido prejuízos "consideráveis" na noite de ontem.
A telefonia também foi prejudicada. Apenas a operadora TIM funcionou com normalidade após 15 minutos de interrupção. Vivo, Claro, OI e Nextel tiveram os serviços restabelecidos durante o final da noite e o começo da madrugada.
O serviço de internet rádida Speedy da Telefônica voltou a funcionar em toda a cidade apenas na manhã de quarta - feira, e a internet da operadora NET apenas durante a tarde.
Supermercados ainda avaliavam os prejuízos com os produtos perecíveis.

APARELHOS DOMÉSTICOS

A CPFL afirma que receberá as reclamações de consumidores que tiveram eletrodomésticos avariados com o apagão de ontem. E apenas os receberá e encaminhará até a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que é a responsável pela transmissão de energia, e consequentemente, responsável pelo apagão.
Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 010 10 10 ou pelo site
www.cpfl.com.br.

Essa matéria pode sofrer atualizações.

Um comentário: